sábado, 11 de dezembro de 2010

Everybody wants to rule the world*

Todos querem governar o mundo. Quem nunca quis? Não me refiro aqui a ocupação de cargos burocráticos no governo de nações. Tampouco ao chamado posto de “presidente do mundo” atribuído ao presidente dos Estados Unidos.
O que aqui me refiro são os nossos pensamentos, nossas vontades. O que nós queríamos mesmo é que tudo que desejássemos desse certo. Que cada sonho mais maluco e impossível, que, contudo nos faria muito felizes, pudesse tornar-se real. Seria simples. Bastaria que nós permitíssemos a realização de tal vontade. Estaríamos com as rédeas da vida.
Todos querem governar o mundo.
Lembram-se do filme Click? Não é apenas um filme engraçado e dramático com uma lição no final. Trata-se de um desejo inerente ao ser humano, que escondemos: O de governar o mundo. No caso da película, o controle universal faria com que momentos felizes durassem muito e que aqueles desagradáveis fossem logo superados. Bastaria que algum botão fosse acionado. Imaginem se isso pudesse acontecer...
O cinema é o meio encontrado pelos loucos e sonhadores seres humanos para reproduzir suas loucuras, seus ideais de mundo. A arte imita a vida. A arte cria a vida a seu modo.
E me vem logo na cabeça os sonhos. Cada um interpreta os sonhos da sua forma.
Porém, alheio a tantas teorias, creio que predominantemente sonhamos com algo que queríamos que acontecesse. Sonhos são sonhos. São sonhos devido a nossa incompletude. Devido à nossa cobiça pela perfeição. Sonhamos ao nosso favor porque somos egoístas. Todos querem governar o mundo. Todos querem governar seu mundo.
Mas, se não podemos tornar todas as nossas alucinações concretas temos, ao menos, o direito de imaginá-las realizadas.
Depois de imaginações transcendentais... Bem-vindo à sua vida. De volta.

*Everybody wants to rule the word: Todos querem governar o mundo, em português. Título da música, que inspirou a postagem. Da banda inglesa Tears for fears. Recomendo que leia a música para compreender melhor o texto.
http://letras.terra.com.br/tears-for-fears/39669/traducao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário